EEF
PELUSIO CORREIA DE MACÊDO
Rua
Marieta França de Meneses, 360
Salesianos
– Juazeiro do Norte – CE.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
JUAZEIRO DO NORTE
– CE
2012
Se
a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a
sociedade muda.
SUMÁRIO
11.1 Gerais 13
11.2 Específicos 13
11.2.1
Língua Portuguesa 13
11.2.2
Ensino religioso 14 11.2.3 Matemática 14
11.2.4
Ciências 14
11.2.5
História 14
11.2.6
Geografia 15
11.2.7
Língua Estrangeira 15
11.2.8
Educação Física 15
11.2.9
Arte e Educação 16
11.2.10
Estudos Regionais 16
11.2.11
Música 16
14.1 Ética 20
14.2 Saúde 20
14.3 Orientação Sexual 21
14.4 Meio Ambiente 21
14.5 Trabalho e Consumo 21
14.6 Pluralidade Cultural 22
|
- APRESENTAÇÃO
Essa Proposta de Projeto Político Pedagógico é na
prática, a tradução dos anseios de toda a comunidade escolar, que vem se
mobilizando desde o ano de 2011, com o objetivo de construir ideias e ações com
a meta de dinamizar o processo de ensino aprendizagem, visando um ensino de
qualidade e avanços nos índices de avaliação no ano de 2012.
Para tanto, a participação dos pais, alunos,
professores e funcionários é indispensável para garantir a efetivação das ações
aqui propostas construídas em conjunto com a comunidade escolar.
Chegaram-se a esse resultado através de reuniões pais
de alunos e planejamentos de professores que priorizaram leituras pertinentes
(temas relevantes), discussão/debate, trabalho participativo comunidade e
escola, através de reflexões, questionamentos e traçando propostas e metas com
o objetivo de construir a escola de todos.
Por fim esse trabalho permitiu que juntos, família e
escola aprendêssemos através do dialogo, do trabalho coletivo e no
compartilhamento de responsabilidades na construção de novas práticas,
considerando assim uma fundamentação teórica estabelecida em princípios éticos
educacionais que nos darão coerência e capacidade para executar as ações aqui
propostas.
“O Projeto Político Pedagógico não visa
simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas a uma qualidade em todo o
processo vivido. V gvale acrescentar, ainda, que a organização do trabalho
pedagógico da escola tem a ver com a organização da sociedade. A escola nessa
perspectiva é vista como uma instituição social, inserida na sociedade
capitalista, que reflete no seu interior as determinações e contradições dessa
sociedade.” (VEIGA)
2. REFERENCIAL
TEÓRICO
Confundem-se o projeto com um plano,
certamente o Plano diretor da escola como conjunto de objetivos, metas e
procedimentos – fazem parte do seu projeto. Mas não é todo o seu projeto. O
projeto pedagógico da escola é resultado de um processo de desenvolvimento de
suas próprias contradições. Não existem duas escolas iguais. Por isso, não deve
existir um padrão único que oriente a escolha do projeto de nossas escolas. Não
se entende, portanto, uma escola sem autonomia, autonomia para estabelecer o
seu projeto e autonomia para executá-lo. A escola faz parte do seu projeto de
vida. Afinal de contas, passamos muito tempo na escola para sermos meros
clientes dela, não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e aprendizagem.
O Projeto Político
Pedagógico (PPP) tem sido alvo de muitas discussões, debates, seminários e
fóruns, pelos profissionais da educação. o objetivo de tal projeto é de suma
importância para a melhoria da qualidade do ensino havendo ser compreendido
toda a problemática de evasão e reprovação no processo ensino-aprendizagem,
buscando elementos do cotidiano e conhecendo melhor as reais condições da
comunidade, pois sem essa análise não teremos condições de implementar qualquer
projeto que seja.
Nesse sentido, o Projeto Político Pedagógico também é uma construção
possível dentro do contexto escolar, apresentando-se como uma nova proposta de
melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Na verdade, o PPP configura-se num planejamento com a participação de
todos os atores da comunidade escolar (construção da gestão democrática para
evitar o autoritarismo), como forma de evitar o improviso e consequentemente a
mesmice e sucateamento do ensino (ou seja, falta de pesquisa e construção do
conhecimento).
O Projeto Político Pedagógico, “trata-se de um instrumento de trabalho
que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira, por quem, para chegar a
que resultados. Além disso, explicita uma filosofia e harmoniza as diretrizes
da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo sua autonomia e
definindo seu compromisso com a clientela, é a valorização da identidade da
escola e um chamamento à responsabilidade dos agentes com as racionalidades
internas e externas. Esta ideia implica a necessidade de uma relação
contratual, isto é, o projeto deve ser aceito por todos os envolvidos, daí a
importância de que seja elaborado participativa e democraticamente”. (Veiga,
2000:100).
Portanto será preciso engajamento compromisso, responsabilidade dos
profissionais da educação, daí a necessidade de instauração de direcionamentos
que propicie uma práxis pedagógica, onde estabeleça se, há espaço para:
autonomia –
refere-se ao espaço propiciador de análise e reflexão da melhoria e qualidade
de ensino, por isso pressupõe-se ação efetiva por parte da comunidade escolar,
não esperando que instâncias superiores obriguem a escola a implementar o
projeto político pedagógico;
gestão
democrática: é a demanda de atenção para que toda a comunidade escolar
possa participar, discutir e propor novas perspectivas pedagógicas,
administrativas e financeiras, além de “socializar o poder”, a
“responsabilidade”, “atenuar o individualismo”, “ter reciprocidade e eliminar a
exploração estabelecendo a solidariedade”;
liberdade:
no sentido de saber trabalhar com os outros, respeitando o espaço de cada um,
princípio de autonomia – regras e orientações;
igualdade:
de condições para acesso e permanência na escola, cujo o objetivo é manter o
quântico: escolas, salas de aula, números de vagas para os alunos, mas
principalmente a permanência, isto requer qualidade de ensino para evitar
evasão e reprovação, a igualdade de oportunidades requer, portanto, mais que a
expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com
simultânea manutenção da qualidade;
qualidade:
diz respeito a articulação entre as dimensões técnicas e política, que
significa ter competência entre os meios, técnicas, métodos e participando da
discussão política como forma de construção de sua historicidade, implica
consciência crítica e capacidade de ação, saber e mudar.
Valorização
do magistério: com o intuito de implantação efetiva de remuneração digna, e
valorizar o profissional de educação dando-lhe formação continuada, na práxis
pedagógica, condições de trabalho como: recursos didáticos, recursos físicos e
materiais, dedicação integral à escola. A formação continuada deve estar
centrada na escola e fazer parte do projeto político pedagógico.
A avaliação e Acompanhar as atividades levam-nos à reflexão, com base em
dados concretos sobre como a escola organiza-se para colocar em ação seu
projeto pedagógico. A avaliação deve ser democrática, deve favorecer o desenvolvimento
da capacidade do aluno de apropriar-se de conhecimentos científicos, sociais e
tecnológicos produzidos historicamente e deve ser resultante de um processo
coletivo de avaliação diagnóstica.
- IDENTIFICAÇÃO
E HISTÓRIA DA EEF PELÚSIO CORREIA DE MACÊDO
A Escola de Ensino Fundamental Pelúsio Correia de Macêdo, criado através
do ato de n° 2.244/97, inscrita no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
sob o n° 03.144.053/0001-74, inaugurado em 01 de janeiro de 1999. Localizada na
Rua Marieta França de Menezes, n° 360, conjunto Santo Antonio/Salesianos, CEP
63.130-500, nesta urbe.
A escola vem desenvolvendo trabalhos visando não só o ensino tradicional,
mais também o trabalho progressista que consta nas teorias pedagógicas. Para
isso a escola vem em parceria com os governos federal, estadual e municipal
ofertando atividades de promoção de lazer para o alunado da escola através do
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, com as atividades de reforço escolar nas disciplinas
criticas (português, matemática e ciências) e promoção do lazer com atividades
de educação física, teatro, música e outras.
Historicamente a escola vem tentando melhorar a todo custo os seus baixos
índices de aprendizagem através de diversos programas e projetos como o aqui já
citado MAIS EDUCAÇÃO e outros como O PAIC, O SEGUNDO TEMPO e ainda em fase de
implantação através do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola. E como
processo de avaliação do desempenho desses projetos, a escola conta com o
PROVÂO, promovida pela própria entidade com o objetivo de verificar avanços e
diagnosticar os principais entraves e assim propor melhorias para estes. Além
de considerar e discutir com todo o colegiado os resultados da escola na Prova
do PAIC, Provinha Brasil, Prova Brasil, Olimpíadas de Matemática e Português.
Com objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento das ações pedagógicas, o
projeto para o ano de 2012 foi o de garantir o número ideal de alunos dentro de
sala de aula conforme a legislação municipal de Juazeiro do Norte e ainda
priorizar o ensino de 6º ao 9º ano no turno matutino, 1º ao 5º ano no turno
vespertino e as modalidade de Educação de Jovens e adultos no turno noturno.
Com essa atitude a escola pretende dirimir os problemas de violências
praticados pelos adolescentes contra as acrianças e principalmente desenvolver
projetos específicos por turma visando o avanço do processo de ensino
aprendizagem escolares.
A escola modernamente abre as portas para os alunos com necessidades
especiais, ofertando vagas a todos, sem nenhum tipo de distinção, para isso
priorizou-se adequação da escola com alargamento de portas, pisos
antiderrapantes, corrimãos, placas de sinalização, banheiros adaptados entre
outros. E ainda dispõe de cuidadores para crianças que necessitam de cuidados
especiais e acompanhamento, de interprete de libras que acompanham os surdos e
mudo dentro e fora de sala de aula, com uma sala multifuncional com
especialista em Atendimento Educacional Especializado equipada de jogos
pedagógicos especiais entre outros.
Por fim, tem sido meta da escola a promoção do bem estar educacional,
social e cultural para o aluno, buscando oferecer uma educação de qualidade,
trazendo o aluno para dentro da escola e procurando implantar neste o
sentimento de que estando na escola, estará em casa, preparando-se para viver o
momento presente e se projetando para um futuro promissor.
- JUSTIFICATIVA
Diante de inúmeras dificuldades da
classe discente no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos curriculares e
a socialização de informações, a proposta de gestores, professores e
funcionários é de buscarem juntas soluções através de praticas diferenciadas
dentre e fora da sala de aula, de acompanhamento no desempenho de professores e
alunos na realização dos trabalhos pedagógicos na escola.
Sabe-se que atualmente no nosso País
as crianças e jovens são influenciados, quase sempre pelos meios de comunicação
de massa com a inversão de valores éticos, morais, espirituais e culturais.
Cabe assim a escola o papel de minimizar o problema através da promoção de
projetos de resgate a valores sócio-culturais de elevação da autoestima e que
incentivem os alunos aos questionamentos das informações.
As relações interpessoais da
comunidade escolar ainda deixam muito a desejar, uma vez que a escola não
conseguiu com eficiência manter uma linha de trabalho, onde a ação colegiada
fosse capaz de integrar com as famílias à escola, para que juntos possam
diminuir problemas de indisciplina, baixo desempenho em disciplinas criticas
entre outros.
É preciso intensificar a
participação de todos da comunidade escolar para reverter esses resultados,
priorizando sempre o processo de ensino aprendizagem.
Contudo o nosso
Projeto Político Pedagógico pretende oferecer aos professores alunos, pais e
todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a EEF Pelúsio Correia
de Macêdo uma nova visão da realidade educacional. Este documento constitui um
referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica no Ensino Fundamental.
Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho de toda comunidade escolar. Por
sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas
decisões dos projetos educacionais empreendidos no Colégio. Nele estão contidas
as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação
e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.
- MISSÃO
Oferecer
o espaço para a organização e sistematização do conhecimento, do
desenvolvimento integral do educando, formando-o para o exercício da cidadania,
através de uma formação ética, incluindo o desenvolvimento da autonomia
intelectual, do pensamento reflexivo e crítico, da construção do conhecimento
sistematizado, propiciando uma aprendizagem mais efetiva e, consequentemente,
maior sucesso escolar com melhores índices de avanço.
Considera
- se também a importante missão de oferecer práticas pedagógicas que atendam às
diferenças, valorizando-as como elementos de crescimento, fazendo-se necessário
diversificar e adaptar os conteúdos, a fim de garantir a inclusão dos alunos com
necessidades educacionais especiais ou defasados idade/série.
6.
VISÃO
DA ESCOLA
A escola pretende em dois anos ser uma
referência de qualidade de ensino em nossa cidade, primando pela qualidade e
criatividade no ensino que ministramos, pelo trabalho participativo, eficaz,
inovador e responsável desenvolvido pela nossa equipe, respeitando nossos
alunos, pais e comunidade escolar, contribuindo para uma sociedade onde se
efetive o princípio da igualdade.
- CLIENTELA
A escola atende uma clientela oriunda dos bairros Salesianos, Antônio
Vieira, Triângulo, São José, Santa Tereza entre outros. Dentre estes, a maioria
é beneficiária do programa Bolsa Família o que os caracterizam como famílias de
baixa renda. Observa-se ainda com base em vivências cotidianas que a maioria
dos chefes de famílias são analfabetos ou apenas alfabetizados, o que justifica
a ausência de apoio aos filhos no que se refere aos estudos em casa.
São alunos que apresentam graves problemas de comportamento, refletindo
diretamente na vida dos mesmos, como o acesso fácil a algum tipo de droga, o
desinteresse pelos estudos, a violência dentro e fora da escola, o trabalho
infantil e ainda a falta de compromissos dos responsáveis em manterem seus
filhos na escola, principalmente, se estes não forem beneficiários de alguma
política pública governamental.
Dentro da instituição ainda é oferecida igual atenção aos alunos que
apresentam necessidades especiais através do Atendimento Especializado
Educacional e de Intérpretes que atuam diretamente dentro da sala de aula junto
ao aluno portador de Deficiência auditiva.
- DADOS
DA APRENDIZAGEM
No ano de 2011 obteve um número total de 966 (novecentos e sessenta e
seis reais) de alunos regularmente matriculado. Desse total 74 (setenta e
quatro) evadiram-se da sala de aula, 170 (cento e setenta) foram reprovados, 59
(cinquenta e nove) transferidos e 663 (seiscentos e sessenta e três) aprovados.
- RELAÇÃO
COM A FAMÍLIA
É importante que os pais conheçam a quantidade e tipo de
tarefas da criança para que possam organizar de maneira funcional a sua rotina.
Estas informações devem ser coletadas com a própria criança e também com seus professores (é importante o
contato frequente dos pais com os professores). Quanto maior a clareza e
quantidade de dados os pais tiverem a respeito do que a criança precisa fazer,
mais fácil fica para organizar a rotina dela.
Os horários para cada tipo de atividade (estudar, jogar,
comer, etc) devem ser estabelecidos e seguidos de maneira clara A hora certa para
brincar, para comer, para estudar, etc. Os estudos devem sempre ocupar status
de prioridade os primeiros da lista, o que diminui as chances da criança estar
cansada quando for estudar. É interessante que os horários sejam combinados com
a criança, respeitando suas preferências.
É interessante que os pais estabeleçam e sigam uma rotina
também para sí. As crianças aprendem com muito mais facilidade através da
observação.
Ambas as rotinas podem ser organizadas em um cartaz para
consulta sempre que necessário, o qual deve ser fixado em algum cômodo da casa.
Contudo a escola pretende com a participação dos pais
garantir o melhoramento dos índices de aprendizagem dos alunos e atender a
sociedade e a integração da família no processo pedagógico conforme garante a
LDB (Lei de Diretrizes de Base) como também o ECA (Estatuto da Criança e do
Adolescente).
- RECURSOS
Atualmente a escola encontra-se com uma estrutura física em perfeitas
condições de funcionamento com 16 salas de aula, 01 biblioteca/sala multimeios,
01 sala multifuncional (para Atendimento Educacional Especializado), 01
laboratório de informática, 01 pátio para recreação, 01 cantina, 01 Deposito
para o armazenamento da merenda escolar, 01 depósito para o armazenamento de
material de limpeza, 01 almoxarifado para material pedagógico e de escritório,
01 secretaria, 01 diretória, 01 sala para professores, 06 banheiros com
sanitários e chuveiros (setor masculino), 06 banheiros com sanitários e
chuveiros (setor feminino), sendo que em cada uma dos setores dos banheiros
masculino e feminino tem 01 adaptado para portadores de necessidades especiais,
02 banheiros (feminino e masculino) para funcionários e professores e uma
quadra coberta onde são realizadas atividades esportivas e comemorativas da
escola e da comunidade.
O Núcleo Gestor é formado pela Diretora Administrativa, Coordenadora
Pedagógica, Coordenadora de Apoio a Gestão e Secretária Escolar. Com um corpo
técnico composto por Orientadora Educacional, Apoio Administrativo, Corpo
Docente, Corpo Discente, e funcionários em diversas áreas (Agente
Administrativo, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia) e ainda com
Organismo Colegiados (APC, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil).
Quanto aos recursos humanos dispomos de uma equipe de 55 professores, dos
quais apenas dois destes de nível médio (magistério) e os demais graduados e
especialistas. O corpo de funcionários também é composto por profissionais
alfabetizados, fundamental, médio, graduados e especialistas.
Quanto aos recursos financeiros a escola é contemplada com o PDDE, PDE,
Programa Mais Educação e PDDE Acessibilidade todos de origem do Governo Federal
por intermédio do FNDE/MEC.
- OBJETIVOS
11.1
Gerais
- Contribuir para o desenvolvimento do educando, visando uma educação critica democrática, participativa e transformadora dos aspectos sociais, políticos e culturais da sociedade;
- Promover a inclusão no ensino regular do aluno dos portadores de necessidades especiais;
- Valorizar o trabalho de seus profissionais e participação efetiva dos diversos segmentos da comunidade escolar, favorecendo a construção coletiva da sua opção educativa;
- Nortear a prática pedagógica, para os seguintes processos de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
11.2
Específicos
11.2.1 Língua Portuguesa
o Expressar e comunicar suas ideias,
posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva, atendendo as
diferentes intenções e situações de comunicação nas diversas situações sociais;
o Utilizar as diferentes formas de comunicação
e representação, demonstrando compreensão sobre os conhecimentos adquiridos;
o Ampliar a capacidade do aluno de usar a fala
de forma competente e com influencia, bem como a utilização da linguagem
escrita como elemento de apoio para registro ou reforço da fala;
o Devolver o hábito da leitura, incentivando
através de textos diversificados, como forma de interpretar e compreender os
elementos, as relações estabelecidas com o contexto e seus diversos
significados, de modo a contribuir para o desenvolvimento das capacidades de
análises e interpretações.
11.2.2 Ensino Religioso
- Proporcionar
condições de reflexão sobre o mundo e a vivência espiritual do aluno;
- Desenvolver
um respeito à religiosidade como um dado da herança histórica do ser
humano.
11.2.3 Matemática
- Identificar
o conhecimento matemático como meio para compreender e transformar o mundo
a sua volta;
- Reconhecer e
elaborar situações-problema como forma de relacionar o conhecimento do
aluno e suas observações do meio com o texto e os conteúdos matemáticos;
- Resolver
situações problemas adotando estratégias, desenvolvendo formas de
raciocínio e processos como intuição, indução. Dedução, analogia,
estimativa;
- Valorizar a
argumentação dos alunos, criando situações para que a turma não se
satisfaça apenas com a produção de respostas, mas procure sempre
justifica-las.
11.2.4 Ciências
- Compreender
e representar a natureza e sua formação como um processo histórico, onde o
homem exerce papel importante e decisivo na sua transformação;
- Despertar a
consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e respeito
à natureza;
- Motivar o
aluno para que ele elabore conceitos, partindo de atividades experimentais
e observações onde ele manuseie objetos e assim desperte a sua curiosidade
para o saber cientifico.
11.2.5 História
- Possibilitar
ao educando uma consciência de sua dimensão individual e social, o
entendimento e a compreensão das mudanças na sociedade;
- Produza uma
reflexão critica sobre as coisas, os acontecimentos e as relações sociais,
formando uma postura de cidadania diante da possibilidade em que vive;
- Possibilitar
o educando a aprender a aprender as mudanças sociais e tornar-se também um
agente dessas mudanças;
- Incentivar
através do estudo da história local, como um importante recurso da
formação do cidadão critico e consciente, capaz de não só entender e
analisar a dinâmica das relações sociais, como transforma-las em prol do
bem comum.
11.2.6 Geografia
- Fazer com
que o aluno analise paisagens, represente graficamente o que observou,
estabeleça comparações com outras realidades e reflita sobre suas
constatações sobre a luz da teoria e da prática;
- Compreender
os processos de globalização e as conseqüências para as relações sociais,
políticas e humanas;
- Compreender
os procedimentos metodológicos necessários para a leitura e a elaboração
das representações gráficas;
- Discutir a
importância das relações espaciais topológicas, projetiva e euclidiana com
noções essenciais para a leitura das representações gráficas.
11.2.7 Língua Estrangeira
- Promover a
apreciação de outras culturas, fazendo com que o aluno aceite as diferenças;
- Integrar as
habilidades de escuta, escrita, fala e leitura para garantir o ensino
eficiente de outro idioma, cuja competência é hoje, exigida em vários
tipos de ocupação no mundo do trabalho.
11.2.8 Educação Física
- Desenvolver
habilidades motoras com agilidade, coordenação e equilíbrio;
- Possibilitar
o conhecimento e consequentemente a valorização e o respeito de diversas
manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo;
- Conhecer,
comparar e vivenciar as diversas formas de ginásticas, regionais e folclóricas
bem como a maneira de execução das mesmas.
11.2.9 Arte e Educação
- Compreender
e saber identificar a arte como fato histórico, contextualizando-a nas
diversas culturas;
- Valorizar a
dança como atividade humana e forma de manifestações culturais, populares
e regionais;
- Interagir
com material de instrumento e procedimentos variados em arte.
11.2.10Estudos Regionais
- Possibilitar
o conhecimento atentando para a valorização da cultural social e econômica
da cidade de Juazeiro do Norte e região do Cariri cearense, dando destaque
a historia de padre Cícero e sua influencia na época e nos dias atuais no
desenvolvimento religioso e econômico de Juazeiro do Norte e cidades
circunvizinhas.
8.2.11 Música
- Saber classificar músicas em eruditas e
populares;
- Compreender os conceitos musicais e
suas aplicabilidades;
- Identificar solfejos e ritmos diversos;
- Experimentar e interpretar os
diferentes conteúdos musicais;
- Compor e interpretar diferentes
produções sonoro-musicais.
- AVALIAÇÃO
DO
ESTABELECIMENTO DE ENSINO
É feita durante o ano letivo
visando o replanejamento de atividades e o planejamento do ano letivo seguinte.
DO
ALUNO
É realizada como uma verificação
do desempenho escolar, através do acompanhamento contínuo e cumulativo nas
diferentes áreas do conhecimento, assegurada a constituição de valores,
habilidades e competências.
EXPRESSÃO
DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
É expresso em notas de zero (0) a
dez (10), considerado aprovado o aluno que a cada trimestre apresentar um
processo crescente, contínuo e cumulativo, por componente curricular,
CONTROLE
DE FREQUÊNCIA
A frequência é obrigatória com
presença mínima de 75% em atividades escolares desenvolvidas no ano letivo.
ESTUDOS
DE RECUPERAÇÃO
O colégio fornece estudos de recuperação ao longo do ano letivo,
oportunizando espaço de retomada do conhecimento, através de atividades extras
para que o aluno supere suas dificuldades. Os estudos ocorrem de forma
simultânea e não visam substituir notas.
- METAS
- Proporcionar ao educando a iniciativa
de hábitos de leitura e escrita;
- Promover a conscientização dos valores
morais, físicos e sociais na relação dos educandos;
- Valorizar e respeitar o ambiente
escolar e todos os membros inseridos nele;
- Adquirir materiais didáticos,
pedagógicos, eletrônicos de acordo com as necessidades apresentadas;
- Criar alternativas para participação
assídua dos pais, no cotidiano escolar;
- Despertar o interesse na preservação e
interação do meio em que vive;
- Adequar os ambientes à faixa etária dos
alunos;
- Em parceria com as diversas secretarias
municipais e a comunidade, enriquecer o currículo escolar com técnicas pedagógicas
inovadoras;
- Ampliar o acervo da biblioteca da
unidade escolar;
- Propor iniciativas culturais durante
todo o ano letivo, priorizando as datas comemorativas.
- OS TEMAS TRANSVERSAIS
Para estar em consonância com as demandas
atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem
na vida dos alunos e com as quais se veem confrontados no seu dia a dia. As
temáticas sociais vêm sendo discutidas e frequentemente são incorporados aos
currículos das áreas, especialmente nos de História, Geografia e Ciências.
A escola pretende então dar continuidade a
propostas de temas transversais em temáticas sociais na escola, como forma de
contemplá-las na sua complexidade, sem restringi-las à abordagem de uma única
área.
A Lei Federal nº. 9.394/96, em seu artigo
27, inciso I, também destaca que os conteúdos curriculares da educação básica
deverão observar “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos
direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e á ordem
democrática”.
Nessa perspectiva, as problemáticas sociais
em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação
sexual e trabalho e consumo são integradas na proposta educacional dos
Parâmetros Curriculares Nacionais como Temas Transversais. Não se constituem em
novas áreas, mas num conjunto de temas que aparecem transversalizados, permeando
a concepção das diferentes áreas, seus objetivos, conteúdos e orientações didáticas.
A transversalidade pressupõe um tratamento
integrado das áreas e um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da
escola, pois os valores que se quer transmitir, os experimentados na vivência
escolar e a coerência entre eles devem ser claros para desenvolver a capacidade
dos alunos de intervir na realidade e transformá-la, tendo essa capacidade, relação
direta com o acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade.
Os conteúdos relativos a esses temas, bem
como o enfoque adotado em cada tema, estão explicitados nos documentos de
áreas. Para aprofundar os assuntos, há textos de fundamentação que também podem
contribuir para o desenvolvimento de projetos específicos que a escola tenha
necessidade e interesse em desenvolver.
O conjunto de documentos de temas discute a
necessidade de a escola considerar valores gerais e unificadores que definam
seu posicionamento em relação à dignidade da pessoa, à igualdade de direitos, à
participação e à corresponsabilidade de trabalhar pela efetivação do direito de
todos à cidadania.
Os temas transversais que compõem os
Parâmetros Curriculares Nacionais são Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade
Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, por envolverem, problemáticas
sociais atuais e urgentes, consideradas de abrangência nacional e até mesmo
mundial. Essa abrangência não significa que os temas transversais devam ser
tratados igualmente em todos os lugares. Ao contrário, podem exigir adaptações
para que correspondam às reais necessidades de cada região ou mesmo de cada
escola. As questões ambientais, por exemplo, ganham características diferentes
nos campos de seringais, no interior da Amazônia, e na periferia de uma grande
cidade.
Além das adaptações dos temas apresentados,
é importante que sejam desenvolvidos temas locais. Por exemplo: muitas cidades
têm elevadíssimos índices de acidentes com vítimas no trânsito, surge à
necessidade de incorporar a educação para o trânsito em seu currículo. Outros
temas relativos, por exemplo, à paz ou ao uso de drogas, podem se constituir em
subtemas dos temas gerais; outras vezes, no entanto, podem exigir um tratamento
especifico e intenso, dependendo da realidade de cada contexto social,
político, econômico e cultural. Nesse contexto, orientamo-nos em nossas
práticas pedagógicas pautadas nas seguintes considerações:
14.1
Ética
A proposta dos Parâmetros Curriculares
Nacionais é que a ética – expressa na construção dos princípios de respeito
mútuo, justiça, diálogo e solidariedade, seja uma reflexão sobre as diversas
atuações humanas e que a escola considere o convívio escolar como base para sua
aprendizagem, não havendo descompasso entre “o que diz” e “o que faz”. Partindo
dessa perspectiva, o tema transversal Ética traz a proposta de que a escola
realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, o
qual depende mais de experiência de vida favorável do que de discursos e
repressão.
14.2
Saúde
Atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde
são construídas desde a infância, pela identificação com valores observados em
modelos externos ou grupos de referência. A escola cumpre papel destacado na
formação dos cidadãos para uma vida saudável, na medida em que o grau de
escolaridade em si tem associação comprovada com o nível de saúde dos indivíduos
e grupos populacionais. Mas a explicitação da saúde como tema do currículo
eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas - e não pacientes – capaz
de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas à saúde
individual e coletiva. Portanto, a formação do aluno para o exercício da
cidadania compreende a motivação e a capacitação para o auto cuidado, assim
como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.
14.3
Orientação
Sexual
A proposta dos Parâmetros Curriculares
Nacionais para Orientação Sexual é que a escola trate da sexualidade como algo
fundamental na vida das pessoas, questão ampla e polêmica, marcada pela
história, pela cultura e pela evolução social. As crianças e adolescentes
trazem noções e emoções sobre sexo, adquiridas em casa, em suas vivências e
suas relações pessoais, além do que recebem pelos meios de comunicação. A
Orientação Sexual deve considerar esse repertório e possibilitar reflexão e
debate, para que os alunos construam suas opiniões e façam suas escolhas.
14.4
Meio
ambiente
A principal função do trabalho com o tema
meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a
decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida,
com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é
necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a
trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem
de habilidades e procedimentos. Esse é um grande desafio para a educação.
14.5
Trabalho
e Consumo
A finalidade deste tema é indicar como a
educação escolar poderá contribuir para que os
alunos aprendam conteúdos significativos e desenvolvam as capacidades
necessárias para atuar como cidadãos, nas relações de trabalho e consumo.
O tema Trabalho e Consumo consideram
questões centrais que envolvem direitos já formulados em lei e que são objetos
de mobilização social para se concretizarem: a erradicação do trabalho
infantil, a mobilização contra as discriminações de gênero, de raça e idade nas
relações de trabalho, a defesa dos direitos dos consumidores.
14.6
Pluralidade
Cultural
Para viver democraticamente em uma sociedade
plural é preciso respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural que a
constitui. Por sua formação histórica, a sociedade brasileira é marcada pela
presença de diferentes etnias, grupos culturais, descendentes de imigrantes de
diversas nacionalidades, religiões e línguas. No que se referem à composição
populacional, as regiões brasileiras apresentam diferenças entre si; cada
região é marcada por características culturais próprias, assim como pela
convivência interna de grupos diferenciados.
Essa diversidade etno cultural
frequentemente é alvo de preconceitos e discriminação, tingindo a escola e
reproduzindo-se em seu interior. A desigualdade, que não se confunde com a
diversidade, também está presente em nosso país como resultado da injustiça
social. Ambas as posturas exigem ações efetivas de superação urgentes dentro e
fora da escola.
15. PLANO
DE AÇÃO
METAS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
RESPONSAVÉIS
|
Realizar dois eventos culturais por ano, para 60% dos alunos exporem
suas produções;
|
- Realizar um seminário no 1° semestre;
- Realizar uma semana de arte e ciência ou conferencia sobre o meio
ambiente no 2° semestre;
|
Material (cartolinas, régua, pincéis, entre outros).
|
Professores, Núcleo Gestor e Alunos.
|
Minimizar a infrequência de alunos.
|
Visitar as famílias com alunos infrequentes.
|
Transporte
|
Orientadora Educacional
|
Observar e acompanhar os alunos com dificuldade de aprendizagem.
|
Usar métodos apropriados com o objetivo de atingir essas dificuldades.
|
Jogos pedagógicos, entre outros.
|
Orientadora educacional
|
Realizar campanha educativas de combates às doenças sexualmente
transmissíveis.
|
Criação de cartazes educativos, palestras, vídeos, filmes e outros.
|
Material de expediente, vídeos, Datashow, entre outros
|
Monitores do Programa Mais Educação.
|
Homenagear os idosos
|
Realização atividades extraclasses com homenagens, presente, comes e
bebes.
|
Poesias, gincanas, presentes e comidas.
|
Coordenação Pedagógica
|
Buscar parcerias com instituição para a formação educativa na saúde do
aluno.
|
Construção parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação e Saúde
com o Projeto Saúde na escola.
|
Datashow, material de expediente
|
Núcleo gestor e técnicos da SME
|
Integrar a família com a escola
|
Realização de reuniões mensais com os pais para tratar de problemas
referentes ao aluno quanto ao seu comportamento e aprendizagem.
|
Datashow, convites formais.
|
Orientadora Educacional
|
Discutir com os alunos o ECA. Diversidade sexual, racial, gênero,
bully entre outro relevantes.
|
Palestras, reuniões e dentro das aulas normais.
|
Datashow e o ECA impresso
|
Orientadora Educacional
|
Realizar um seminário no inicio do ano letivo para orientar 100% dos
alunos sobre seus direitos e deveres.
|
Planejar aulas diferenciadas para serem realizadas durante a 1ª semana
do ano letivo, onde em todas as atividades deverá ser levantada a questão da
cidadania.
|
Impressão dos direitos e deveres dos alunos contidos no Regimento
Interno da escola.
|
Coordenação pedagógica e Diretora Administrativa.
|
Reestruturar o Grêmio Estudantil
|
Formar lideres de sala, depois promover palestras e formar
multiplicadores no processo de atuação do grêmio.
|
Datashow, informativos e cartazes
|
Coordenação Pedagógica
|
Promover entre os alunos AEE o reconhecimento de imagens e palavras.
|
Através de placas de sinais de trânsitos, alfabeto móvel, carimbos e
frutas, esqueleto corporal, quebra cabeças entre outros.
|
Jogos educativos, quebra – cabeça, alfabeto de madeira, placas de
transito entre outros.
|
Professoras AEE
|
Realizar construção 3D
|
Através de TV, Computadores entre outros.
|
Figuras geométricas
|
Professoras AEE
|
Participar de campanhas educativas de inclusão social promovido pela
SME.
|
Integrando-se a caminhada realizada com saída da escola CERE até a
prefeitura municipal de Juazeiro do Norte
|
Transporte, cartazes, faixas entre outros.
|
SME, professores do AEE.
|
Acompanhar as salas do PAIC
|
Realizar um acompanhamento das salas do Programa de Alfabetização,
mensalmente na formação aplicada pela equipe de base diariamente na escola.
|
Recursos humanos, didáticos e jogos pedagógicos.
|
Coordenação pedagógica.
|
Acompanhar as salas do fundamental I
|
Oferecer suporte e reforço aos alunos deixando-os preparados para
participarem das Provas Brasil e SPAECE.
|
Distribuir provas e textos referentes as provas realizadas em anos
anteriores.
|
Coordenação pedagógica.
|
Realizar um provão com todas as turmas de 1º ao 9º ano.
|
Desenvolver um simulado em cada turma com questões referentes a todas
as disciplinas, buscando deixar o aluno familiarizado com processos
seletivos.
|
Provão
|
Núcleo Gestor, professores, equipe técnica e funcionários.
|
Exposição de Mural
|
Apresentação de mural com fotos alusivas as datas e eventos acontecidos
na escola.
|
Isopor, cartazes e flanelógrafos.
|
Núcleo Gestor
|
Oferecer suporte necessário aos alunos que apresentam dificuldades na
escrita e com números.
|
Oferecer treinamento de escrita e familiarizar os alunos com a
matemática.
|
Tabuadas e cadernos de caligrafias.
|
Coordenação pedagógica
|
Vivenciar o dia do ancião
|
Sensibilizar docentes e discentes sobre a importância do respeito ao
idoso e valorização do mesmo como cidadão e cidadã digno de respeito conforme
a legislação.
|
Homenagens ao idoso através de gincanas, poesias, dinâmicas e
confraternização festiva.
|
Núcleo Gestor, docentes e discentes.
|
Realizar eventos cívicos na semana da pátria.
|
Trabalhar em sala de aula o hino nacional, resgatando toda a sua
história e a importância do mesmo para a nação.
|
Hino Nacional impresso, ou utilizar os que já vêm nas capas dos livros
didáticos dos alunos.
|
Núcleo Gestor, docentes e discentes.
|
Comemoração do Dia da Criança
|
Realizar gincanas, jogos de interclasses, boates com músicas infantis
entre outros.
|
Aparelhos de som, Datashow, bolas, distribuição de brinquedos entre
outros.
|
Professores e Coordenação Pedagógica.
|
Convocar os pais para reuniões bimestrais.
|
Convidar os pais a comparecerem a escola para apreciar as notas dos
filhos com o objetivo de junto com os professores e docentes traçarem metas
para recuperar notas baixas.
|
Boletim individual do aluno
|
Núcleo Gestor e professores
|
Realizar
sondagem dos alunos novatos no ato da matrícula.
|
-Realizar
anamnese com os pais dos alunos no ato da matrícula;
-Avaliar o nível
de aprendizagem que o aluno se encontra.
|
Fichas especificas
|
Orientadora educacional
|
Parceria
do Psicopedagogo com os pais dos alunos.
|
-No ato da
matrícula assinar um Termo de Compromisso, para o acompanhamento dos pais em:
reuniões, palestras, encontros e diálogos.
|
Termos de compromisso impresso
|
Orientadora educacional
|
Avaliação
psicopedagogica com os alunos do 1º e 2º ano.
|
. Fazer
anamnese com os pais de cada aluno;
- Trabalhar as
dificuldades de aprendizagens;
- Fazer
encaminhamento para outros profissionais caso seja necessário;
|
Ficha especifica e ofícios de encaminhamentos
|
Orientadora educacional
|
Avaliação
psicopedagógica com alunos que apresenta dificuldade de aprendizagem do 3º ao
9º ano
|
-Levantar
dados dos alunos que apresenta dificuldades de aprendizagem.
|
Fichas, boletins, avaliação.
|
Orientadora
educacional
|
Participar
dos Planejamentos Pedagógicos da Escola.
|
. Através
de oficinas, palestras, formação continuada.
|
Jogos pedagógicos entre outros.
|
Orientadora
educacional
|
Projeto Pedagogia
Familiar:
|
-
Dinâmicas e reuniões utilizadas como tema à afetividade e a importância do
compromisso na educação;
.
Orientações com palestras;
. Conversa
individual com os pais;
|
Painéis expositivos, Datashow, informativos educativos entre outros
|
Orientadora educacional
|
Projeto: Viajando com a leitura com o 2° ano.
|
. Os alunos de
1º e 2º ano levarão uma vez por semana um livro de história, onde a
família ajudará a ler.
- A Psicopedagoga com a Coordenadora pedagógica irá preencher
uma ficha de leitura com cada aluno.
|
Livros de histórias infantis
|
Orientadora educacional e professoras
|
Projeto O Lúdico em foco
|
- Contação de histórias,
dinâmicas, jogos...
|
Livros infantis e jogos
|
Orientadora
educacional
|
Projeto: Combater o Bullying na escola.
|
. O
projeto será desenvolvido e trabalhado através de palestra, filmes,
depoimentos, etc.
|
Vídeos, panfletos, cartazes entre outros
|
Orientadora
educacional
|
16.
REFERÊNCIA
Fonte: VEIGA,
I.P.A. (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2000.
AGUIAR, José Márcio de.
Diretrizes e bases da Educação Nacional. Belo Horizonte: Lâncer, 2002.
ALVES,
Rubem. Filosofia da Ciência. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
ANDRADE,
Maria Margarida. Introdução à Metodologia do trabalho científico. São Paulo:
Atlas, 1999.
BRASIL.
Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. São
Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.
BRASIL. Lei
Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL.
Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino
Fundamental. Parecer CEB 4/98, aprovado em 29 de janeiro de 1998/Resolução CEB
nº2, de 7 de abril de 1998.
BRASIL.
Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil. Parecer CEB 22/98, aprovado em 17 de Dezembro de 1998/Resolução CEB
nº 1, de 7 de abril de 1999.
BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. Referencial Curricular Nacional para a
Educação
Infantil. Brasília: MEC, 1998.
Anexos
Das
Normas de Conveniência Social
Proposta
Curricular
3.1 – Princípios
e fins da Educação Nacional.
Art. 2° - A
educação, dever da família e do estado, inspirado nos princípios de liberdade e
nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento
do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualidade para o
trabalho.
Art. 3° - O
Ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I.
Igualdade de condições para acesso e permanência na
escola;
II.
A liberdade de aprender, pesquisar, ensinar e divulgar
a cultura, o pensamento e arte do saber;
III. Pluralismo
de ideias e concepção pedagógica;
IV. Respeito
à liberdade e apreço a tolerância;
V.
Coexistência de instituições publicas e privadas de
ensino;
VI. A
gratuidade do ensino publico em estabelecimentos oficiais;
VII. Valorização
do profissional da educação escolar;
VIII. Gestão
democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas
de ensino;
IX. Garantia
de padrão de qualidade;
X.
Valorização da experiência extra-escolar;
XI. A
vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Seção
I
Dos
Docentes
Art. 109 - O
corpo da escola é constituído por todos os seus professores, habilitados na
forma da legislação em vigor.
Art. 110 – É
assegurado aos professores desde que respeitada a orientação adotada pelo
Estabelecimento de Ensino, os seguintes direitos:
a.
De elaborar os instrumentos de avaliação do
aproveitamento escolar;
b.
De julgar os trabalhos e avaliações escolares,
conferindo-lhes graus;
c.
Ao à sua autoridade e ao prestigio no desempenho de seu
trabalho;
d.
De dispor, no ambiente de trabalho, de meios para
preparar eficiente suas aulas e seu material didático adequado.
Art. 111 – São
Atribuições do professor:
- Cumprir e fazer cumprir as disposições deste regimento como diretrizes e normas baixadas pela Secretaria Municipal de Educação, pela direção e pelos órgãos normativos do sistema;
- Elaborar, sob orientação do coordenador pedagógico da escola o plano anual da atividade, área de estudo ou disciplina de sua competência e orientar as atividades dos alunos, de acordo com as diretrizes da escola e com as determinações da Secretaria Municipal de Educação;
- Comparecer as reuniões de Planejamento Didático ou as extraordinárias quando convocada pela direção;
- Cumprir a carga horária prevista e recuperar as horas aulas, quando não houver completado o mínimo exigido por lei;
- Registrar no Diário de Classe, as atividades, os conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos alunos e os resultados das avaliações dos trabalhos escolares, cuidando para que esses registros não contenham erros nem rasuras;
- Cumprir horário e programas de atividades pela direção;
- Cooperar na manutenção da disciplina e no incentivo a boa conduta dos alunos;
- Comparecer as reuniões de pais e mestres, com o objetivo de promover interação entre a família e a escola;
- Entregar no prazo previamente estipulado pela Secretária, o resultado de aproveitamento e freqüência dos alunos;
- Comunicar a escola em tempo hábil, sua necessidade eventual de faltar o trabalho, para que seja providenciada sua substituição.
Art. 112 – É
vedado ao professor:
- Ocupar-se em sala de aulas de assuntos estranhos à sua tarefa educativa;
- Aplicar penalidades aos alunos, além das advertências e repreensão;
- Determinar a retirada do aluno da sala de aula, exceto em caso de falta grave;
- Rebaixar graus atribuídos aos alunos em decorrência de indisciplina ou atribuídos em função de problemas disciplinares;
- Alterar quaisquer lançamentos feito dos diários de classe e sobretudo graus atribuídos aos alunos, depois de encerrado os respectivo período, quando tais lançamentos já foram registrados pela secretaria;
- Usar de expressões que possam ofender aos alunos;
- Permitir aos alunos, sob qualquer pretexto o manuseio de diário de classe;
- Permitir que os alunos, quaisquer que seja a circunstancia, corrigir trabalho ou provas de colegas e lhes atribuam grau;
- Omitir a apresentação de provas ou trabalho corrigido aos alunos bem como deixar de lhes dar ciência da apreciação feita sobre os mesmos;
- Servir-se de sua função para divulgar ideias contrárias à orientação da escola.
Seção
II
Dos
Discentes
Art. 113 – O
corpo discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados na
escola.
Art. 114 – São
direitos dos alunos:
a.
Receber em igualdade de condições a orientação
necessária para realizar suas necessidades;
b.
Participar de todas as agremiações estudantis que
funcionem no estabelecimento;
c.
Requerer matrícula de acordo com as possibilidades da
escola, quando por motivo justo a tiver cancelado desde que preencha os
critérios de faixa etária, determinada pela legislação em vigor;
d.
Sê encaminhado ao ensino supletivo quando repetente e
fora de fixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
e.
Ter assegurado o respeito de sua opção religiosa;
f.
Ser respeitado por todo o pessoal da escola e por seus
colegas;
g.
Ser considerado e valorizado em sua individualidade,
sem comparação nem preferência;
h.
Ser orientado em suas dificuldades;
i.
Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
j.
Receber trabalhos devidamente corrigidos e avaliados;
k.
Requerer cancelamento de matricula ou transferência,
diretamente quando maior de idade, ou através do pai ou responsável quando for
menor;
l.
Requerer quantas vias de documentos escolares se
fizerem necessária;
m.
Requerer revisões das verificações de rendimento
escolares, desde de que o faça no prazo de 72 horas após a divulgação dos
resultados;
n.
Requerer segunda avaliação quando por motivo
justificado, faltar as atividades realizadas na época prevista;
o.
Participar da elaboração do plano global da escola.
Art.115 – A
estudante em estado de gestação a partir do 8° mês e durante 120 dias ficará
assistindo pelo regime de domiciliares, instituída pelo decreto Lei n° 1044 de
21.10.1969.
Parágrafo único
– o inicio e o fim do período em que é permitido o afastamento será observado
através de atestado.
Art. 116 – São
deveres do aluno:
a.
Cumprir os dispositivos regimentais, bem como as normas
expedidas pela direção da escola;
b.
Comparecer pontualmente as aulas, provas e outras
atividades programadas pela escola e preparada pelo professor, ou justificar
sua ausência quando se fizer necessário;
c.
Tratar com respeitos o núcleo gestor, professores,
funcionários e colegas;
d.
Colaborar na preservação do patrimônio escolar,
indenizando qualquer prejuízo ou dano material, porventura causada;
e.
Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo
devido os livros emprestados pela biblioteca adotados pelo estabelecimento de
ensino;
f.
Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo
devido os livros emprestados pela biblioteca adotados pelo estabelecimento de
ensino;
g.
Comparecer as aula devidamente uniformizados ou
comprovar insuficiência de recursos para faze-lo.
Art. 117 – É
vedado ao aluno:
a.
Disseminar ideias contrárias a ordem publica e aos bens
de costumes;
b.
Portar armas, material explosivo ou qualquer
instrumento cortante no recinto do estabelecimento;
c.
Sair da sala de aula sem autorização do professor e
ausentar-se do estabelecimento sem autorização do diretor.
SITUAÇÃO DE MATRÍCULA DE ALUNOS EM 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário