PPP 2012


EEF PELUSIO CORREIA DE MACÊDO
Rua Marieta França de Meneses, 360
Salesianos – Juazeiro do Norte – CE.









PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
















JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012



Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

SUMÁRIO
  1. APRESENTAÇÃO                                                                                                                                         04
  2. REFERENCIAL TEÓRICO                                                                                                                       05
  3. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRIA DA EEF PELÚSIO CORREIA DE MACÊDO                          07
  4. JUSTIFICATIVA                                                                                                                                           09
  5. MISSÃO                                                                                                                                                           10
  6. VISÃO  DA ESCOLA                                                                                                                                    10
  7. CLIENTELA (PÚBLICO ALVO)                                                                                                                              10
  8. DADOS DA APRENDIZAGEM                                                                                                                  11
  9. RELAÇÕES COM A FAMÍLIA                                                                                                                 11
  10. RECURSOS                                                                                                                                                     12
  11. OBJETIVO                                                                                                                                                     13
11.1 Gerais                                                                                                                                                      13
11.2 Específicos                                                                                                                                              13
               11.2.1 Língua Portuguesa                                                                                                                            13
               11.2.2 Ensino religioso                                                                                                                  14               11.2.3 Matemática                                                                                                                          14
               11.2.4 Ciências                                                                                                                                14
               11.2.5 História                                                                                                                                 14
               11.2.6 Geografia                                                                                                                                             15
               11.2.7 Língua Estrangeira                                                                                                                           15
               11.2.8 Educação Física                                                                                                                 15
               11.2.9 Arte e Educação                                                                                                                 16
               11.2.10 Estudos Regionais                                                                                                            16
               11.2.11 Música                                                                                                                                16
  1.                AVALIAÇÃO                                                                                                                                   17
  2. METAS                                                                                                                                                                             18
  3. TEMAS TRANSVERSAIS                                                                                                                           19
14.1 Ética                                                                                                                                                         20
14.2 Saúde                                                                                                                                                        20
14.3 Orientação Sexual                                                                                                                                21
14.4 Meio Ambiente                                                                                                                                      21
14.5 Trabalho e Consumo                                                                                                                                           21
14.6 Pluralidade Cultural                                                                                                                                           22
  1. PLANO DE AÇÃO                                                                                                                                         23
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                                                       28          ANEXOS                                                                                                                                        

       

  1. APRESENTAÇÃO

Essa Proposta de Projeto Político Pedagógico é na prática, a tradução dos anseios de toda a comunidade escolar, que vem se mobilizando desde o ano de 2011, com o objetivo de construir ideias e ações com a meta de dinamizar o processo de ensino aprendizagem, visando um ensino de qualidade e avanços nos índices de avaliação no ano de 2012.
Para tanto, a participação dos pais, alunos, professores e funcionários é indispensável para garantir a efetivação das ações aqui propostas construídas em conjunto com a comunidade escolar.
Chegaram-se a esse resultado através de reuniões pais de alunos e planejamentos de professores que priorizaram leituras pertinentes (temas relevantes), discussão/debate, trabalho participativo comunidade e escola, através de reflexões, questionamentos e traçando propostas e metas com o objetivo de construir a escola de todos.
Por fim esse trabalho permitiu que juntos, família e escola aprendêssemos através do dialogo, do trabalho coletivo e no compartilhamento de responsabilidades na construção de novas práticas, considerando assim uma fundamentação teórica estabelecida em princípios éticos educacionais que nos darão coerência e capacidade para executar as ações aqui propostas.

“O Projeto Político Pedagógico não visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas a uma qualidade em todo o processo vivido. V gvale acrescentar, ainda, que a organização do trabalho pedagógico da escola tem a ver com a organização da sociedade. A escola nessa perspectiva é vista como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete no seu interior as determinações e contradições dessa sociedade.” (VEIGA)

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Confundem-se o projeto com um plano, certamente o Plano diretor da escola como conjunto de objetivos, metas e procedimentos – fazem parte do seu projeto. Mas não é todo o seu projeto. O projeto pedagógico da escola é resultado de um processo de desenvolvimento de suas próprias contradições. Não existem duas escolas iguais. Por isso, não deve existir um padrão único que oriente a escolha do projeto de nossas escolas. Não se entende, portanto, uma escola sem autonomia, autonomia para estabelecer o seu projeto e autonomia para executá-lo. A escola faz parte do seu projeto de vida. Afinal de contas, passamos muito tempo na escola para sermos meros clientes dela, não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e aprendizagem.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem sido alvo de muitas discussões, debates, seminários e fóruns, pelos profissionais da educação. o objetivo de tal projeto é de suma importância para a melhoria da qualidade do ensino havendo ser compreendido toda a problemática de evasão e reprovação no processo ensino-aprendizagem, buscando elementos do cotidiano e conhecendo melhor as reais condições da comunidade, pois sem essa análise não teremos condições de implementar qualquer projeto que seja.
Nesse sentido, o Projeto Político Pedagógico também é uma construção possível dentro do contexto escolar, apresentando-se como uma nova proposta de melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Na verdade, o PPP configura-se num planejamento com a participação de todos os atores da comunidade escolar (construção da gestão democrática para evitar o autoritarismo), como forma de evitar o improviso e consequentemente a mesmice e sucateamento do ensino (ou seja, falta de pesquisa e construção do conhecimento).
O Projeto Político Pedagógico, “trata-se de um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira, por quem, para chegar a que resultados. Além disso, explicita uma filosofia e harmoniza as diretrizes da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo sua autonomia e definindo seu compromisso com a clientela, é a valorização da identidade da escola e um chamamento à responsabilidade dos agentes com as racionalidades internas e externas. Esta ideia implica a necessidade de uma relação contratual, isto é, o projeto deve ser aceito por todos os envolvidos, daí a importância de que seja elaborado participativa e democraticamente”. (Veiga, 2000:100).
Portanto será preciso engajamento compromisso, responsabilidade dos profissionais da educação, daí a necessidade de instauração de direcionamentos que propicie uma práxis pedagógica, onde estabeleça se, há espaço para:
autonomia – refere-se ao espaço propiciador de análise e reflexão da melhoria e qualidade de ensino, por isso pressupõe-se ação efetiva por parte da comunidade escolar, não esperando que instâncias superiores obriguem a escola a implementar o projeto político pedagógico;
gestão democrática: é a demanda de atenção para que toda a comunidade escolar possa participar, discutir e propor novas perspectivas pedagógicas, administrativas e financeiras, além de “socializar o poder”, a “responsabilidade”, “atenuar o individualismo”, “ter reciprocidade e eliminar a exploração estabelecendo a solidariedade”;
liberdade: no sentido de saber trabalhar com os outros, respeitando o espaço de cada um, princípio de autonomia – regras e orientações;
igualdade: de condições para acesso e permanência na escola, cujo o objetivo é manter o quântico: escolas, salas de aula, números de vagas para os alunos, mas principalmente a permanência, isto requer qualidade de ensino para evitar evasão e reprovação, a igualdade de oportunidades requer, portanto, mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade;
qualidade: diz respeito a articulação entre as dimensões técnicas e política, que significa ter competência entre os meios, técnicas, métodos e participando da discussão política como forma de construção de sua historicidade, implica consciência crítica e capacidade de ação, saber e mudar.
Valorização do magistério: com o intuito de implantação efetiva de remuneração digna, e valorizar o profissional de educação dando-lhe formação continuada, na práxis pedagógica, condições de trabalho como: recursos didáticos, recursos físicos e materiais, dedicação integral à escola. A formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto político pedagógico.
A avaliação e Acompanhar as atividades levam-nos à reflexão, com base em dados concretos sobre como a escola organiza-se para colocar em ação seu projeto pedagógico. A avaliação deve ser democrática, deve favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de apropriar-se de conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos produzidos historicamente e deve ser resultante de um processo coletivo de avaliação diagnóstica.

  1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRIA DA EEF PELÚSIO CORREIA DE MACÊDO

A Escola de Ensino Fundamental Pelúsio Correia de Macêdo, criado através do ato de n° 2.244/97, inscrita no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) sob o n° 03.144.053/0001-74, inaugurado em 01 de janeiro de 1999. Localizada na Rua Marieta França de Menezes, n° 360, conjunto Santo Antonio/Salesianos, CEP 63.130-500, nesta urbe.
A escola vem desenvolvendo trabalhos visando não só o ensino tradicional, mais também o trabalho progressista que consta nas teorias pedagógicas. Para isso a escola vem em parceria com os governos federal, estadual e municipal ofertando atividades de promoção de lazer para o alunado da escola através do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, com as atividades de reforço escolar nas disciplinas criticas (português, matemática e ciências) e promoção do lazer com atividades de educação física, teatro, música e outras.
Historicamente a escola vem tentando melhorar a todo custo os seus baixos índices de aprendizagem através de diversos programas e projetos como o aqui já citado MAIS EDUCAÇÃO e outros como O PAIC, O SEGUNDO TEMPO e ainda em fase de implantação através do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola. E como processo de avaliação do desempenho desses projetos, a escola conta com o PROVÂO, promovida pela própria entidade com o objetivo de verificar avanços e diagnosticar os principais entraves e assim propor melhorias para estes. Além de considerar e discutir com todo o colegiado os resultados da escola na Prova do PAIC, Provinha Brasil, Prova Brasil, Olimpíadas de Matemática e Português.
Com objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento das ações pedagógicas, o projeto para o ano de 2012 foi o de garantir o número ideal de alunos dentro de sala de aula conforme a legislação municipal de Juazeiro do Norte e ainda priorizar o ensino de 6º ao 9º ano no turno matutino, 1º ao 5º ano no turno vespertino e as modalidade de Educação de Jovens e adultos no turno noturno. Com essa atitude a escola pretende dirimir os problemas de violências praticados pelos adolescentes contra as acrianças e principalmente desenvolver projetos específicos por turma visando o avanço do processo de ensino aprendizagem escolares.
A escola modernamente abre as portas para os alunos com necessidades especiais, ofertando vagas a todos, sem nenhum tipo de distinção, para isso priorizou-se adequação da escola com alargamento de portas, pisos antiderrapantes, corrimãos, placas de sinalização, banheiros adaptados entre outros. E ainda dispõe de cuidadores para crianças que necessitam de cuidados especiais e acompanhamento, de interprete de libras que acompanham os surdos e mudo dentro e fora de sala de aula, com uma sala multifuncional com especialista em Atendimento Educacional Especializado equipada de jogos pedagógicos especiais entre outros.
Por fim, tem sido meta da escola a promoção do bem estar educacional, social e cultural para o aluno, buscando oferecer uma educação de qualidade, trazendo o aluno para dentro da escola e procurando implantar neste o sentimento de que estando na escola, estará em casa, preparando-se para viver o momento presente e se projetando para um futuro promissor.


  1. JUSTIFICATIVA

            Diante de inúmeras dificuldades da classe discente no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos curriculares e a socialização de informações, a proposta de gestores, professores e funcionários é de buscarem juntas soluções através de praticas diferenciadas dentre e fora da sala de aula, de acompanhamento no desempenho de professores e alunos na realização dos trabalhos pedagógicos na escola.
            Sabe-se que atualmente no nosso País as crianças e jovens são influenciados, quase sempre pelos meios de comunicação de massa com a inversão de valores éticos, morais, espirituais e culturais. Cabe assim a escola o papel de minimizar o problema através da promoção de projetos de resgate a valores sócio-culturais de elevação da autoestima e que incentivem os alunos aos questionamentos das informações.
            As relações interpessoais da comunidade escolar ainda deixam muito a desejar, uma vez que a escola não conseguiu com eficiência manter uma linha de trabalho, onde a ação colegiada fosse capaz de integrar com as famílias à escola, para que juntos possam diminuir problemas de indisciplina, baixo desempenho em disciplinas criticas entre outros.
            É preciso intensificar a participação de todos da comunidade escolar para reverter esses resultados, priorizando sempre o processo de ensino aprendizagem.
            Contudo o nosso Projeto Político Pedagógico pretende oferecer aos professores alunos, pais e todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a EEF Pelúsio Correia de Macêdo uma nova visão da realidade educacional. Este documento constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica no Ensino Fundamental. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho de toda comunidade escolar. Por sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões dos projetos educacionais empreendidos no Colégio. Nele estão contidas as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.

  1. MISSÃO

Oferecer o espaço para a organização e sistematização do conhecimento, do desenvolvimento integral do educando, formando-o para o exercício da cidadania, através de uma formação ética, incluindo o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento reflexivo e crítico, da construção do conhecimento sistematizado, propiciando uma aprendizagem mais efetiva e, consequentemente, maior sucesso escolar com melhores índices de avanço.
Considera - se também a importante missão de oferecer práticas pedagógicas que atendam às diferenças, valorizando-as como elementos de crescimento, fazendo-se necessário diversificar e adaptar os conteúdos, a fim de garantir a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais ou defasados idade/série.

6.      VISÃO DA ESCOLA
A escola pretende em dois anos ser uma referência de qualidade de ensino em nossa cidade, primando pela qualidade e criatividade no ensino que ministramos, pelo trabalho participativo, eficaz, inovador e responsável desenvolvido pela nossa equipe, respeitando nossos alunos, pais e comunidade escolar, contribuindo para uma sociedade onde se efetive o princípio da igualdade. 

  1. CLIENTELA

A escola atende uma clientela oriunda dos bairros Salesianos, Antônio Vieira, Triângulo, São José, Santa Tereza entre outros. Dentre estes, a maioria é beneficiária do programa Bolsa Família o que os caracterizam como famílias de baixa renda. Observa-se ainda com base em vivências cotidianas que a maioria dos chefes de famílias são analfabetos ou apenas alfabetizados, o que justifica a ausência de apoio aos filhos no que se refere aos estudos em casa.
São alunos que apresentam graves problemas de comportamento, refletindo diretamente na vida dos mesmos, como o acesso fácil a algum tipo de droga, o desinteresse pelos estudos, a violência dentro e fora da escola, o trabalho infantil e ainda a falta de compromissos dos responsáveis em manterem seus filhos na escola, principalmente, se estes não forem beneficiários de alguma política pública governamental.
Dentro da instituição ainda é oferecida igual atenção aos alunos que apresentam necessidades especiais através do Atendimento Especializado Educacional e de Intérpretes que atuam diretamente dentro da sala de aula junto ao aluno portador de Deficiência auditiva.

  1. DADOS DA APRENDIZAGEM

No ano de 2011 obteve um número total de 966 (novecentos e sessenta e seis reais) de alunos regularmente matriculado. Desse total 74 (setenta e quatro) evadiram-se da sala de aula, 170 (cento e setenta) foram reprovados, 59 (cinquenta e nove) transferidos e 663 (seiscentos e sessenta e três) aprovados.

  1. RELAÇÃO COM A FAMÍLIA

É importante que os pais conheçam a quantidade e tipo de tarefas da criança para que possam organizar de maneira funcional a sua rotina. Estas informações devem ser coletadas com a própria criança e também com seus professores (é importante o contato frequente dos pais com os professores). Quanto maior a clareza e quantidade de dados os pais tiverem a respeito do que a criança precisa fazer, mais fácil fica para organizar a rotina dela.
Os horários para cada tipo de atividade (estudar, jogar, comer, etc) devem ser estabelecidos e seguidos de maneira clara A hora certa para brincar, para comer, para estudar, etc. Os estudos devem sempre ocupar status de prioridade os primeiros da lista, o que diminui as chances da criança estar cansada quando for estudar. É interessante que os horários sejam combinados com a criança, respeitando suas preferências.
É interessante que os pais estabeleçam e sigam uma rotina também para sí. As crianças aprendem com muito mais facilidade através da observação.
Ambas as rotinas podem ser organizadas em um cartaz para consulta sempre que necessário, o qual deve ser fixado em algum cômodo da casa.
Contudo a escola pretende com a participação dos pais garantir o melhoramento dos índices de aprendizagem dos alunos e atender a sociedade e a integração da família no processo pedagógico conforme garante a LDB (Lei de Diretrizes de Base) como também o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

  1. RECURSOS

Atualmente a escola encontra-se com uma estrutura física em perfeitas condições de funcionamento com 16 salas de aula, 01 biblioteca/sala multimeios, 01 sala multifuncional (para Atendimento Educacional Especializado), 01 laboratório de informática, 01 pátio para recreação, 01 cantina, 01 Deposito para o armazenamento da merenda escolar, 01 depósito para o armazenamento de material de limpeza, 01 almoxarifado para material pedagógico e de escritório, 01 secretaria, 01 diretória, 01 sala para professores, 06 banheiros com sanitários e chuveiros (setor masculino), 06 banheiros com sanitários e chuveiros (setor feminino), sendo que em cada uma dos setores dos banheiros masculino e feminino tem 01 adaptado para portadores de necessidades especiais, 02 banheiros (feminino e masculino) para funcionários e professores e uma quadra coberta onde são realizadas atividades esportivas e comemorativas da escola e da comunidade.
O Núcleo Gestor é formado pela Diretora Administrativa, Coordenadora Pedagógica, Coordenadora de Apoio a Gestão e Secretária Escolar. Com um corpo técnico composto por Orientadora Educacional, Apoio Administrativo, Corpo Docente, Corpo Discente, e funcionários em diversas áreas (Agente Administrativo, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia) e ainda com Organismo Colegiados (APC, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil).
Quanto aos recursos humanos dispomos de uma equipe de 55 professores, dos quais apenas dois destes de nível médio (magistério) e os demais graduados e especialistas. O corpo de funcionários também é composto por profissionais alfabetizados, fundamental, médio, graduados e especialistas.
Quanto aos recursos financeiros a escola é contemplada com o PDDE, PDE, Programa Mais Educação e PDDE Acessibilidade todos de origem do Governo Federal por intermédio do FNDE/MEC.


  1. OBJETIVOS

11.1                     Gerais

  • Contribuir para o desenvolvimento do educando, visando uma educação critica democrática, participativa e transformadora dos aspectos sociais, políticos e culturais da sociedade;
  • Promover a inclusão no ensino regular do aluno dos portadores de necessidades especiais;
  • Valorizar o trabalho de seus profissionais e participação efetiva dos diversos segmentos da comunidade escolar, favorecendo a construção coletiva da sua opção educativa;
  • Nortear a prática pedagógica, para os seguintes processos de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.


11.2                     Específicos

11.2.1 Língua Portuguesa

o    Expressar e comunicar suas ideias, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva, atendendo as diferentes intenções e situações de comunicação nas diversas situações sociais;
o   Utilizar as diferentes formas de comunicação e representação, demonstrando compreensão sobre os conhecimentos adquiridos;
o   Ampliar a capacidade do aluno de usar a fala de forma competente e com influencia, bem como a utilização da linguagem escrita como elemento de apoio para registro ou reforço da fala;
o   Devolver o hábito da leitura, incentivando através de textos diversificados, como forma de interpretar e compreender os elementos, as relações estabelecidas com o contexto e seus diversos significados, de modo a contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análises e interpretações.

11.2.2    Ensino Religioso

  • Proporcionar condições de reflexão sobre o mundo e a vivência espiritual do aluno;
  • Desenvolver um respeito à religiosidade como um dado da herança histórica do ser humano.

11.2.3    Matemática

  • Identificar o conhecimento matemático como meio para compreender e transformar o mundo a sua volta;
  • Reconhecer e elaborar situações-problema como forma de relacionar o conhecimento do aluno e suas observações do meio com o texto e os conteúdos matemáticos;
  • Resolver situações problemas adotando estratégias, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, indução. Dedução, analogia, estimativa;
  • Valorizar a argumentação dos alunos, criando situações para que a turma não se satisfaça apenas com a produção de respostas, mas procure sempre justifica-las.

11.2.4    Ciências

  • Compreender e representar a natureza e sua formação como um processo histórico, onde o homem exerce papel importante e decisivo na sua transformação;
  • Despertar a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e respeito à natureza;
  • Motivar o aluno para que ele elabore conceitos, partindo de atividades experimentais e observações onde ele manuseie objetos e assim desperte a sua curiosidade para o saber cientifico.

11.2.5    História

  • Possibilitar ao educando uma consciência de sua dimensão individual e social, o entendimento e a compreensão das mudanças na sociedade;
  • Produza uma reflexão critica sobre as coisas, os acontecimentos e as relações sociais, formando uma postura de cidadania diante da possibilidade em que vive;
  • Possibilitar o educando a aprender a aprender as mudanças sociais e tornar-se também um agente dessas mudanças;
  • Incentivar através do estudo da história local, como um importante recurso da formação do cidadão critico e consciente, capaz de não só entender e analisar a dinâmica das relações sociais, como transforma-las em prol do bem comum.

11.2.6    Geografia

  • Fazer com que o aluno analise paisagens, represente graficamente o que observou, estabeleça comparações com outras realidades e reflita sobre suas constatações sobre a luz da teoria e da prática;
  • Compreender os processos de globalização e as conseqüências para as relações sociais, políticas e humanas;
  • Compreender os procedimentos metodológicos necessários para a leitura e a elaboração das representações gráficas;
  • Discutir a importância das relações espaciais topológicas, projetiva e euclidiana com noções essenciais para a leitura das representações gráficas.

11.2.7    Língua Estrangeira

  • Promover a apreciação de outras culturas, fazendo com que o aluno aceite as diferenças;
  • Integrar as habilidades de escuta, escrita, fala e leitura para garantir o ensino eficiente de outro idioma, cuja competência é hoje, exigida em vários tipos de ocupação no mundo do trabalho.

11.2.8    Educação Física

  • Desenvolver habilidades motoras com agilidade, coordenação e equilíbrio;
  • Possibilitar o conhecimento e consequentemente a valorização e o respeito de diversas manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo;
  • Conhecer, comparar e vivenciar as diversas formas de ginásticas, regionais e folclóricas bem como a maneira de execução das mesmas.

11.2.9    Arte e Educação

  • Compreender e saber identificar a arte como fato histórico, contextualizando-a nas diversas culturas;
  • Valorizar a dança como atividade humana e forma de manifestações culturais, populares e regionais;
  • Interagir com material de instrumento e procedimentos variados em arte.

11.2.10Estudos Regionais

  • Possibilitar o conhecimento atentando para a valorização da cultural social e econômica da cidade de Juazeiro do Norte e região do Cariri cearense, dando destaque a historia de padre Cícero e sua influencia na época e nos dias atuais no desenvolvimento religioso e econômico de Juazeiro do Norte e cidades circunvizinhas.

8.2.11 Música

  • Saber classificar músicas em eruditas e populares;
  • Compreender os conceitos musicais e suas aplicabilidades;
  • Identificar solfejos e ritmos diversos;
  • Experimentar e interpretar os diferentes conteúdos musicais;
  • Compor e interpretar diferentes produções sonoro-musicais.

  1. AVALIAÇÃO

DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

É feita durante o ano letivo visando o replanejamento de atividades e o planejamento do ano letivo seguinte.

DO ALUNO

É realizada como uma verificação do desempenho escolar, através do acompanhamento contínuo e cumulativo nas diferentes áreas do conhecimento, assegurada a constituição de valores, habilidades e competências.

EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
           
É expresso em notas de zero (0) a dez (10), considerado aprovado o aluno que a cada trimestre apresentar um processo crescente, contínuo e cumulativo, por componente curricular,

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

A frequência é obrigatória com presença mínima de 75% em atividades escolares desenvolvidas no ano letivo.

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

O colégio fornece estudos de recuperação ao longo do ano letivo, oportunizando espaço de retomada do conhecimento, através de atividades extras para que o aluno supere suas dificuldades. Os estudos ocorrem de forma simultânea e não visam substituir notas.

  1.  METAS

  • Proporcionar ao educando a iniciativa de hábitos de leitura e escrita;
  • Promover a conscientização dos valores morais, físicos e sociais na relação dos educandos;
  • Valorizar e respeitar o ambiente escolar e todos os membros inseridos nele;
  • Adquirir materiais didáticos, pedagógicos, eletrônicos de acordo com as necessidades apresentadas;
  • Criar alternativas para participação assídua dos pais, no cotidiano escolar;
  • Despertar o interesse na preservação e interação do meio em que vive;
  • Adequar os ambientes à faixa etária dos alunos;
  • Em parceria com as diversas secretarias municipais e a comunidade, enriquecer o currículo escolar com técnicas pedagógicas inovadoras;
  • Ampliar o acervo da biblioteca da unidade escolar;
  • Propor iniciativas culturais durante todo o ano letivo, priorizando as datas comemorativas.

  1. OS TEMAS TRANSVERSAIS

Para estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se veem confrontados no seu dia a dia. As temáticas sociais vêm sendo discutidas e frequentemente são incorporados aos currículos das áreas, especialmente nos de História, Geografia e Ciências.
A escola pretende então dar continuidade a propostas de temas transversais em temáticas sociais na escola, como forma de contemplá-las na sua complexidade, sem restringi-las à abordagem de uma única área.
A Lei Federal nº. 9.394/96, em seu artigo 27, inciso I, também destaca que os conteúdos curriculares da educação básica deverão observar “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e á ordem democrática”.
Nessa perspectiva, as problemáticas sociais em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho e consumo são integradas na proposta educacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais como Temas Transversais. Não se constituem em novas áreas, mas num conjunto de temas que aparecem transversalizados, permeando a concepção das diferentes áreas, seus objetivos, conteúdos e orientações didáticas.
A transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da escola, pois os valores que se quer transmitir, os experimentados na vivência escolar e a coerência entre eles devem ser claros para desenvolver a capacidade dos alunos de intervir na realidade e transformá-la, tendo essa capacidade, relação direta com o acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade.
Os conteúdos relativos a esses temas, bem como o enfoque adotado em cada tema, estão explicitados nos documentos de áreas. Para aprofundar os assuntos, há textos de fundamentação que também podem contribuir para o desenvolvimento de projetos específicos que a escola tenha necessidade e interesse em desenvolver.
O conjunto de documentos de temas discute a necessidade de a escola considerar valores gerais e unificadores que definam seu posicionamento em relação à dignidade da pessoa, à igualdade de direitos, à participação e à corresponsabilidade de trabalhar pela efetivação do direito de todos à cidadania.
Os temas transversais que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais são Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, por envolverem, problemáticas sociais atuais e urgentes, consideradas de abrangência nacional e até mesmo mundial. Essa abrangência não significa que os temas transversais devam ser tratados igualmente em todos os lugares. Ao contrário, podem exigir adaptações para que correspondam às reais necessidades de cada região ou mesmo de cada escola. As questões ambientais, por exemplo, ganham características diferentes nos campos de seringais, no interior da Amazônia, e na periferia de uma grande cidade.
Além das adaptações dos temas apresentados, é importante que sejam desenvolvidos temas locais. Por exemplo: muitas cidades têm elevadíssimos índices de acidentes com vítimas no trânsito, surge à necessidade de incorporar a educação para o trânsito em seu currículo. Outros temas relativos, por exemplo, à paz ou ao uso de drogas, podem se constituir em subtemas dos temas gerais; outras vezes, no entanto, podem exigir um tratamento especifico e intenso, dependendo da realidade de cada contexto social, político, econômico e cultural. Nesse contexto, orientamo-nos em nossas práticas pedagógicas pautadas nas seguintes considerações:

14.1       Ética

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais é que a ética – expressa na construção dos princípios de respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade, seja uma reflexão sobre as diversas atuações humanas e que a escola considere o convívio escolar como base para sua aprendizagem, não havendo descompasso entre “o que diz” e “o que faz”. Partindo dessa perspectiva, o tema transversal Ética traz a proposta de que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, o qual depende mais de experiência de vida favorável do que de discursos e repressão.

14.2       Saúde

Atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância, pela identificação com valores observados em modelos externos ou grupos de referência. A escola cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida saudável, na medida em que o grau de escolaridade em si tem associação comprovada com o nível de saúde dos indivíduos e grupos populacionais. Mas a explicitação da saúde como tema do currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas - e não pacientes – capaz de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva. Portanto, a formação do aluno para o exercício da cidadania compreende a motivação e a capacitação para o auto cuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.

14.3       Orientação Sexual

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Orientação Sexual é que a escola trate da sexualidade como algo fundamental na vida das pessoas, questão ampla e polêmica, marcada pela história, pela cultura e pela evolução social. As crianças e adolescentes trazem noções e emoções sobre sexo, adquiridas em casa, em suas vivências e suas relações pessoais, além do que recebem pelos meios de comunicação. A Orientação Sexual deve considerar esse repertório e possibilitar reflexão e debate, para que os alunos construam suas opiniões e façam suas escolhas.

14.4       Meio ambiente

A principal função do trabalho com o tema meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. Esse é um grande desafio para a educação.

14.5       Trabalho e Consumo

A finalidade deste tema é indicar como a educação escolar poderá contribuir para que os  alunos aprendam conteúdos significativos e desenvolvam as capacidades necessárias para atuar como cidadãos, nas relações de trabalho e consumo.
O tema Trabalho e Consumo consideram questões centrais que envolvem direitos já formulados em lei e que são objetos de mobilização social para se concretizarem: a erradicação do trabalho infantil, a mobilização contra as discriminações de gênero, de raça e idade nas relações de trabalho, a defesa dos direitos dos consumidores.
14.6       Pluralidade Cultural

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural que a constitui. Por sua formação histórica, a sociedade brasileira é marcada pela presença de diferentes etnias, grupos culturais, descendentes de imigrantes de diversas nacionalidades, religiões e línguas. No que se referem à composição populacional, as regiões brasileiras apresentam diferenças entre si; cada região é marcada por características culturais próprias, assim como pela convivência interna de grupos diferenciados.
Essa diversidade etno cultural frequentemente é alvo de preconceitos e discriminação, tingindo a escola e reproduzindo-se em seu interior. A desigualdade, que não se confunde com a diversidade, também está presente em nosso país como resultado da injustiça social. Ambas as posturas exigem ações efetivas de superação urgentes dentro e fora da escola.



15.  PLANO DE AÇÃO
METAS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
RESPONSAVÉIS
Realizar dois eventos culturais por ano, para 60% dos alunos exporem suas produções;
- Realizar um seminário no 1° semestre;
- Realizar uma semana de arte e ciência ou conferencia sobre o meio ambiente no 2° semestre;
Material (cartolinas, régua, pincéis, entre outros).
Professores, Núcleo Gestor e Alunos.
Minimizar a infrequência de alunos.
Visitar as famílias com alunos infrequentes.
Transporte
Orientadora Educacional
Observar e acompanhar os alunos com dificuldade de aprendizagem.
Usar métodos apropriados com o objetivo de atingir essas dificuldades.
Jogos pedagógicos, entre outros.
Orientadora educacional
Realizar campanha educativas de combates às doenças sexualmente transmissíveis.
Criação de cartazes educativos, palestras, vídeos, filmes e outros.
Material de expediente, vídeos, Datashow, entre outros
Monitores do Programa Mais Educação.
Homenagear os idosos
Realização atividades extraclasses com homenagens, presente, comes e bebes.
Poesias, gincanas, presentes e comidas.
Coordenação Pedagógica
Buscar parcerias com instituição para a formação educativa na saúde do aluno.
Construção parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação e Saúde com o Projeto Saúde na escola.
Datashow, material de expediente
Núcleo gestor e técnicos da SME
Integrar a família com a escola
Realização de reuniões mensais com os pais para tratar de problemas referentes ao aluno quanto ao seu comportamento e aprendizagem.
Datashow, convites formais.
Orientadora Educacional
Discutir com os alunos o ECA. Diversidade sexual, racial, gênero, bully entre outro relevantes.
Palestras, reuniões e dentro das aulas normais.
Datashow e o ECA impresso
Orientadora Educacional
Realizar um seminário no inicio do ano letivo para orientar 100% dos alunos sobre seus direitos e deveres.
Planejar aulas diferenciadas para serem realizadas durante a 1ª semana do ano letivo, onde em todas as atividades deverá ser levantada a questão da cidadania.
Impressão dos direitos e deveres dos alunos contidos no Regimento Interno da escola.
Coordenação pedagógica e Diretora Administrativa.
Reestruturar o Grêmio Estudantil
Formar lideres de sala, depois promover palestras e formar multiplicadores no processo de atuação do grêmio.
Datashow, informativos e cartazes
Coordenação Pedagógica
Promover entre os alunos AEE o reconhecimento de imagens e palavras.
Através de placas de sinais de trânsitos, alfabeto móvel, carimbos e frutas, esqueleto corporal, quebra cabeças entre outros.
Jogos educativos, quebra – cabeça, alfabeto de madeira, placas de transito entre outros.
Professoras AEE
Realizar construção 3D
Através de TV, Computadores entre outros.
Figuras geométricas
Professoras AEE
Participar de campanhas educativas de inclusão social promovido pela SME.
Integrando-se a caminhada realizada com saída da escola CERE até a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte
Transporte, cartazes, faixas entre outros.
SME, professores do AEE.
Acompanhar as salas do PAIC
Realizar um acompanhamento das salas do Programa de Alfabetização, mensalmente na formação aplicada pela equipe de base diariamente na escola.
Recursos humanos, didáticos e jogos pedagógicos.
Coordenação pedagógica.
Acompanhar as salas do fundamental I
Oferecer suporte e reforço aos alunos deixando-os preparados para participarem das Provas Brasil e SPAECE.
Distribuir provas e textos referentes as provas realizadas em anos anteriores.
Coordenação pedagógica.
Realizar um provão com todas as turmas de 1º ao 9º ano.
Desenvolver um simulado em cada turma com questões referentes a todas as disciplinas, buscando deixar o aluno familiarizado com processos seletivos.
Provão
Núcleo Gestor, professores, equipe técnica e funcionários.
Exposição de Mural
Apresentação de mural com fotos alusivas as datas e eventos acontecidos na escola.
Isopor, cartazes e flanelógrafos.
Núcleo Gestor
Oferecer suporte necessário aos alunos que apresentam dificuldades na escrita e com números.
Oferecer treinamento de escrita e familiarizar os alunos com a matemática.
Tabuadas e cadernos de caligrafias.
Coordenação pedagógica
Vivenciar o dia do ancião
Sensibilizar docentes e discentes sobre a importância do respeito ao idoso e valorização do mesmo como cidadão e cidadã digno de respeito conforme a legislação.
Homenagens ao idoso através de gincanas, poesias, dinâmicas e confraternização festiva.
Núcleo Gestor, docentes e discentes.
Realizar eventos cívicos na semana da pátria.
Trabalhar em sala de aula o hino nacional, resgatando toda a sua história e a importância do mesmo para a nação.
Hino Nacional impresso, ou utilizar os que já vêm nas capas dos livros didáticos dos alunos.
Núcleo Gestor, docentes e discentes.
Comemoração do Dia da Criança
Realizar gincanas, jogos de interclasses, boates com músicas infantis entre outros.
Aparelhos de som, Datashow, bolas, distribuição de brinquedos entre outros.
Professores e Coordenação Pedagógica.
Convocar os pais para reuniões bimestrais.
Convidar os pais a comparecerem a escola para apreciar as notas dos filhos com o objetivo de junto com os professores e docentes traçarem metas para recuperar notas baixas.
Boletim individual do aluno
Núcleo Gestor e professores
Realizar sondagem dos alunos novatos no ato da matrícula.

-Realizar anamnese com os pais dos alunos no ato da matrícula;
-Avaliar o nível de aprendizagem que o aluno se encontra.
Fichas especificas
Orientadora educacional
 Parceria do Psicopedagogo com os pais dos alunos. 
-No ato da matrícula assinar um Termo de Compromisso, para o acompanhamento dos pais em: reuniões, palestras, encontros e diálogos.
Termos de compromisso impresso
Orientadora educacional
 Avaliação psicopedagogica com os alunos do 1º e 2º ano.



 . Fazer anamnese com os pais de cada aluno;
- Trabalhar as dificuldades de aprendizagens;
- Fazer encaminhamento para outros profissionais caso seja necessário;
Ficha especifica e ofícios de encaminhamentos
Orientadora educacional
  Avaliação psicopedagógica com alunos que apresenta dificuldade de aprendizagem do 3º ao 9º ano
 -Levantar dados dos alunos que apresenta dificuldades de aprendizagem.
Fichas, boletins, avaliação.
Orientadora educacional
 Participar dos Planejamentos Pedagógicos da Escola.
 . Através de oficinas, palestras, formação continuada.
Jogos pedagógicos entre outros.
Orientadora educacional
 Projeto Pedagogia Familiar:



 - Dinâmicas e reuniões utilizadas como tema à afetividade e a importância do compromisso na educação;
 . Orientações com palestras;
 . Conversa individual com os pais;
Painéis expositivos, Datashow, informativos educativos entre outros
Orientadora educacional
 Projeto: Viajando com a leitura com o 2° ano.

. Os alunos de 1º e 2º ano levarão uma vez por semana  um livro de história, onde a família ajudará a ler.
 - A Psicopedagoga com a Coordenadora pedagógica irá preencher uma ficha de leitura com cada aluno.
Livros de histórias infantis
Orientadora educacional e professoras
Projeto O Lúdico em foco
- Contação de histórias, dinâmicas, jogos...
Livros infantis e jogos
Orientadora educacional
 Projeto: Combater o Bullying na escola.
 . O projeto será desenvolvido e trabalhado através de palestra, filmes, depoimentos, etc.
Vídeos, panfletos, cartazes entre outros
Orientadora educacional


16. REFERÊNCIA

Fonte: VEIGA, I.P.A. (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível.  São Paulo: Papirus, 2000.
AGUIAR, José Márcio de. Diretrizes e bases da Educação Nacional. Belo Horizonte: Lâncer, 2002.
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.
BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Parecer CEB 4/98, aprovado em 29 de janeiro de 1998/Resolução CEB nº2, de 7 de abril de 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB 22/98, aprovado em 17 de Dezembro de 1998/Resolução CEB nº 1, de 7 de abril de 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.





Anexos













Das Normas de Conveniência Social

Proposta Curricular

3.1 – Princípios e fins da Educação Nacional.
Art. 2° - A educação, dever da família e do estado, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualidade para o trabalho.
Art. 3° - O Ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
             I.      Igualdade de condições para acesso e permanência na escola;
          II.      A liberdade de aprender, pesquisar, ensinar e divulgar a cultura, o pensamento e arte do saber;
       III.      Pluralismo de ideias e concepção pedagógica;
       IV.      Respeito à liberdade e apreço a tolerância;
          V.      Coexistência de instituições publicas e privadas de ensino;
       VI.      A gratuidade do ensino publico em estabelecimentos oficiais;
    VII.      Valorização do profissional da educação escolar;
 VIII.      Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino;
       IX.      Garantia de padrão de qualidade;
          X.      Valorização da experiência extra-escolar;
       XI.      A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.


Seção I
Dos Docentes

Art. 109 - O corpo da escola é constituído por todos os seus professores, habilitados na forma da legislação em vigor.
Art. 110 – É assegurado aos professores desde que respeitada a orientação adotada pelo Estabelecimento de Ensino, os seguintes direitos:
a.       De elaborar os instrumentos de avaliação do aproveitamento escolar;
b.      De julgar os trabalhos e avaliações escolares, conferindo-lhes graus;
c.       Ao à sua autoridade e ao prestigio no desempenho de seu trabalho;
d.      De dispor, no ambiente de trabalho, de meios para preparar eficiente suas aulas e seu material didático adequado.

Art. 111 – São Atribuições do professor:
  1. Cumprir e fazer cumprir as disposições deste regimento como diretrizes e normas baixadas pela Secretaria Municipal de Educação, pela direção e pelos órgãos normativos do sistema;
  2. Elaborar, sob orientação do coordenador pedagógico da escola o plano anual da atividade, área de estudo ou disciplina de sua competência e orientar as atividades dos alunos, de acordo com as diretrizes da escola e com as determinações da Secretaria Municipal de Educação;
  3. Comparecer as reuniões de Planejamento Didático ou as extraordinárias quando convocada pela direção;
  4. Cumprir a carga horária prevista e recuperar as horas aulas, quando não houver completado o mínimo exigido por lei;
  5. Registrar no Diário de Classe, as atividades, os conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos alunos e os resultados das avaliações dos trabalhos escolares, cuidando para que esses registros não contenham erros nem rasuras;
  6. Cumprir horário e programas de atividades pela direção;
  7. Cooperar na manutenção da disciplina e no incentivo a boa conduta dos alunos;
  8. Comparecer as reuniões de pais e mestres, com o objetivo de promover interação entre a família e a escola;
  9. Entregar no prazo previamente estipulado pela Secretária, o resultado de aproveitamento e freqüência dos alunos;
  10. Comunicar a escola em tempo hábil, sua necessidade eventual de faltar o trabalho, para que seja providenciada sua substituição.

Art. 112 – É vedado ao professor:
  1. Ocupar-se em sala de aulas de assuntos estranhos à sua tarefa educativa;
  2. Aplicar penalidades aos alunos, além das advertências e repreensão;
  3. Determinar a retirada do aluno da sala de aula, exceto em caso de falta grave;
  4. Rebaixar graus atribuídos aos alunos em decorrência de indisciplina ou atribuídos em função de problemas disciplinares;
  5. Alterar quaisquer lançamentos feito dos diários de classe e sobretudo graus atribuídos aos alunos, depois de encerrado os respectivo período, quando tais lançamentos  já foram registrados pela secretaria;
  6. Usar de expressões que possam ofender aos alunos;
  7. Permitir aos alunos, sob qualquer pretexto o manuseio de diário de classe;
  8. Permitir que os alunos, quaisquer que seja a circunstancia, corrigir trabalho ou provas de colegas e lhes atribuam grau;
  9. Omitir a apresentação de provas ou trabalho corrigido aos alunos bem como deixar de lhes dar ciência da apreciação feita sobre os mesmos;
  10. Servir-se de sua função para divulgar ideias contrárias à orientação da escola.

Seção II
Dos Discentes

Art. 113 – O corpo discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados na escola.
Art. 114 – São direitos dos alunos:
a.       Receber em igualdade de condições a orientação necessária para realizar suas necessidades;
b.      Participar de todas as agremiações estudantis que funcionem no estabelecimento;
c.       Requerer matrícula de acordo com as possibilidades da escola, quando por motivo justo a tiver cancelado desde que preencha os critérios de faixa etária, determinada pela legislação em vigor;
d.      Sê encaminhado ao ensino supletivo quando repetente e fora de fixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
e.       Ter assegurado o respeito de sua opção religiosa;
f.       Ser respeitado por todo o pessoal da escola e por seus colegas;
g.      Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência;
h.      Ser orientado em suas dificuldades;
i.        Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
j.        Receber trabalhos devidamente corrigidos e avaliados;
k.      Requerer cancelamento de matricula ou transferência, diretamente quando maior de idade, ou através do pai ou responsável quando for menor;
l.        Requerer quantas vias de documentos escolares se fizerem necessária;
m.    Requerer revisões das verificações de rendimento escolares, desde de que o faça no prazo de 72 horas após a divulgação dos resultados;
n.      Requerer segunda avaliação quando por motivo justificado, faltar as atividades realizadas na época prevista;
o.      Participar da elaboração do plano global da escola.

Art.115 – A estudante em estado de gestação a partir do 8° mês e durante 120 dias ficará assistindo pelo regime de domiciliares, instituída pelo decreto Lei n° 1044 de 21.10.1969.
Parágrafo único – o inicio e o fim do período em que é permitido o afastamento será observado através de atestado.
Art. 116 – São deveres do aluno:
a.       Cumprir os dispositivos regimentais, bem como as normas expedidas pela direção da escola;
b.      Comparecer pontualmente as aulas, provas e outras atividades programadas pela escola e preparada pelo professor, ou justificar sua ausência quando se fizer necessário;
c.       Tratar com respeitos o núcleo gestor, professores, funcionários e colegas;
d.      Colaborar na preservação do patrimônio escolar, indenizando qualquer prejuízo ou dano material, porventura causada;
e.       Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo devido os livros emprestados pela biblioteca adotados pelo estabelecimento de ensino;
f.       Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo devido os livros emprestados pela biblioteca adotados pelo estabelecimento de ensino;
g.      Comparecer as aula devidamente uniformizados ou comprovar insuficiência de recursos para faze-lo.

Art. 117 – É vedado ao aluno:
a.       Disseminar ideias contrárias a ordem publica e aos bens de costumes;
b.      Portar armas, material explosivo ou qualquer instrumento cortante no recinto do estabelecimento;
c.       Sair da sala de aula sem autorização do professor e ausentar-se do estabelecimento sem autorização do diretor.































SITUAÇÃO DE MATRÍCULA DE ALUNOS EM 2011





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